Comemorar os 20 anos da adesão de Portugal à Comunidade Europeia e o Dia da Europa (9 de Maio)

sábado, maio 13, 2006

Emprego e Desemprego
O emprego é um importante factor gerador de riqueza e bem-estar. Em 2003, a taxa média de emprego na UE atingiu os 64,3% e os países que apresentavam uma taxa inferior a esta média situavam-se nos 55%.
A participação da taxa de emprego por sexo mostra que todos os estados-membros, incluindo os novos países aderentes, apresentam, em geral, taxas de emprego dos homens superiores às mulheres.
A idade média de saída do mercado de trabalho na UE (15) situava-se, em 2002, nos 60,8 anos e na UE (25) era de 60,4 anos, sendo a idade média de saída das mulheres inferior à dos homens.
Portugal apresentava, depois da Suécia, a taxa média de saída do mercado de trabalho mais elevada da UE, 62,9 anos.
Em 2003, verifica-se que a produtividade média do trabalho por pessoa empregada é mais baixa na UE (100) do que nos EUA (123,5). Portugal (59,2) apresentava valores de produtividade inferiores à da média da comunidade e os novos países membros da UE apresentam produtividades por trabalhador inferiores a Portugal.
A taxa de desemprego média da UE (15) era de 8,1% e nos EUA de 6,0%. Os países da UE apresentam taxas de desemprego bem diferenciadas, sendo as mulheres as mais penalizadas.
Em 2003, a taxa de desemprego em Portugal era de 6,3% e em 2005, este valor atingiu os 7,6%, a que correspondia mais de 420 mil desempregados.
Segundo previsões do Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal deve, a curto prazo, ser superior à média europeia, o que acontece pela primeira vez nos últimos vinte anos.
Segundo os especialistas, não havendo uma única causa para o desemprego de longa duração, a existência de uma legislação pouco flexível e o baixo nível de formação dos desempregados, associado à inexestência de programas de formação que possibilitem a reconversão desses trabalhadores, são factores que o promovem.
O desemprego de longa duração afecta financeira e psicologicamente os indivíduos, podendo conduzi-los à exclusão social.
André Lameiras, Andreia Campos, Eliana Severino, Lucélia Malengue